sábado, 30 de outubro de 2010

... o VERÃO está chegando ...

Frutas mais saudaveis, calóricas, nutritivas


frutas mais saudaveis, calóricas, nutritivas

Em geral, todas as frutas são consideradas alimentos saudáveis que funcionam como excelentes suplementos vitamínicos, uma vez que possuem todos os nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. No entanto, algumas são ricas em componentes calóricos e por isso devem ser consumidas em menor quantidade, especialmente por quem deseja manter uma dieta bem equilibrada para perder peso.

Além de atuar como complementos à nossa alimentação, as frutas possuem substâncias que proporcionam uma vida mais saudável e previnem o surgimento de doenças como câncer, diabetes, doenças cardíacas ou degenerativas. Algumas particularidades da preparação de pratos ou sucos feitos da fruta podem reduzir a quantidade de nutrientes de cada fruta. Pesquisas mostram que a maioria das vitaminas e substâncias nutritivas das frutas encontram-se na casca, mas muitas pessoas retiram a mesma antes de consumir a fruta.

Entre as frutas mais saudáveis do mundo podemos citar: o damasco, abacate, framboesa, tomate, uva, figo, limão, maçã, manga e o melão. O abacate também é considerado uma das frutas mais calóricas, mas possui ácido oléico, uma gordura insaturada que ajuda na redução do LDL, o colesterol ruim e a aumentar os níveis de HDL, o colesterol bom. Todas essas frutas são ótimas fontes de energia, pois possuem também em sua composição grande quantidade de carboidratos e vitaminas do complexo C e B.

A banana, manga, maçã vermelha, pêra, figo, cereja, caqui chocolate, pêra, kiwi e outras são as frutas que pertencem a classe das mais calóricas, mas que devem fazer parte do nosso cardápio. A maçã possui em sua composição, substâncias que protegem a mucosa digestiva e regulam o sistema nervoso, prevenindo ainda problemas de pele e fadiga mental. O consumo de frutas traz inúmeros benefícios para o nosso organismo, proporcionando uma melhora na qualidade de vida e aumentando a longevidade.

Nenhum comentário: