... dia de ELEIÇÃO?!
... ELEGER –
trata-se, como se vê na origem da palavra, de uma escolha, de determinar entre várias possibilidades a que mais convém.
Infelizmente,
nem sempre dá certo...
Frutas mais saudaveis, calóricas, nutritivas Em geral, todas as frutas são consideradas alimentos saudáveis que funcionam como excelentes suplementos vitamínicos, uma vez que possuem todos os nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. No entanto, algumas são ricas em componentes calóricos e por isso devem ser consumidas em menor quantidade, especialmente por quem deseja manter uma dieta bem equilibrada para perder peso. Além de atuar como complementos à nossa alimentação, as frutas possuem substâncias que proporcionam uma vida mais saudável e previnem o surgimento de doenças como câncer, diabetes, doenças cardíacas ou degenerativas. Algumas particularidades da preparação de pratos ou sucos feitos da fruta podem reduzir a quantidade de nutrientes de cada fruta. Pesquisas mostram que a maioria das vitaminas e substâncias nutritivas das frutas encontram-se na casca, mas muitas pessoas retiram a mesma antes de consumir a fruta. Entre as frutas mais saudáveis do mundo podemos citar: o damasco, abacate, framboesa, tomate, uva, figo, limão, maçã, manga e o melão. O abacate também é considerado uma das frutas mais calóricas, mas possui ácido oléico, uma gordura insaturada que ajuda na redução do LDL, o colesterol ruim e a aumentar os níveis de HDL, o colesterol bom. Todas essas frutas são ótimas fontes de energia, pois possuem também em sua composição grande quantidade de carboidratos e vitaminas do complexo C e B. A banana, manga, maçã vermelha, pêra, figo, cereja, caqui chocolate, pêra, kiwi e outras são as frutas que pertencem a classe das mais calóricas, mas que devem fazer parte do nosso cardápio. A maçã possui em sua composição, substâncias que protegem a mucosa digestiva e regulam o sistema nervoso, prevenindo ainda problemas de pele e fadiga mental. O consumo de frutas traz inúmeros benefícios para o nosso organismo, proporcionando uma melhora na qualidade de vida e aumentando a longevidade. |
O cão tem maior interesse pelo que é cheirado do que por aquilo que é visto. Paisagens que deixam as pessoas boquiabertas só se tornam interessantes para um canino se o vento trouxer algum cheiro significativo. Cheirar o sapato de um recém-chegado, para um cão, é uma experiência que rende informações que o homem não tem como obter sozinho. O animal consegue saber por onde a pessoa andou e com que frequência esteve naquele lugar, se teve contato com outros animais, se fez sexo recentemente, se está tomada pelo medo ou pela ansiedade. O tempo como uma cadeia contínua de eventos nada significa para o cão. Tempo também é cheiro. Essa capacidade funciona como um relógio sem ponteiro: o passado, para um cachorro, significa odor enfraquecido; um fato novo tem fragrância forte. Ele realmente é capaz de prever chuva, como se acredita tradicionalmente. Não se trata de clarividência, e sim da transmissão pelo vento do cheiro da tormenta que se aproxima. "Imagine se cada detalhe de nosso mundo visual tivesse um odor correspondente", escreveu Alexandra Horowitz. "Para um cão, cada pétala de rosa pode ser diferente, pois foi visitada por insetos que deixaram indícios olfativos de sua presença." O olfato age até mesmo enquanto os cães dormem. O homem, que tem a visão como sentido primordial, sonha com imagens. Provavelmente, o sonho dos cães é repleto de odores. O costume dos donos e veterinários de lavar os cães com xampus cheirosos é terrível para eles. Funciona como se fosse apagada a memória dos episódios das últimas semanas. "A menor fragrância dos produtos de limpeza é quase um insulto olfativo para o cão", escreve Horowitz.
Com um nariz tão desenvolvido, os cães se valem de olhos e ouvidos como sentidos complementares. A gama de cores que os cães percebem varia entre o azul, o verde e o amarelo, com menos nuances de tons que as captadas pelo olho humano. Com um número menor de fotorreceptores que o olho humano, eles têm dificuldade em ver objetos próximos. Em compensação, a visão periférica pode ser sensacional em certas raças, chegando a 270 graus (a do homem é de apenas 180 graus). A audição canina é mais sensível e tem um espectro muito maior que a humana. Um ambiente silencioso, como um quarto escuro durante a madrugada, é cheio de ruídos para os cães. Eles percebem sons muito baixos, como passos do outro lado da rua ou o movimento dos ratos entre as paredes, e também sons inaudíveis para o homem, como as ondas de alta frequência emitidas por relógios digitais. Da mesma forma, um cão pode localizar a origem de um som mais rápido que um ser humano. Os dezoito ou mais músculos especializados permitem ao cão dobrar, girar, levantar e baixar as orelhas. No homem, apenas seis músculos sustentam as orelhas.
[...] Os cães descendem dos lobos, e a separação se deu há tão pouco tempo que as duas espécies ainda podem cruzar e gerar descendentes. Mas as diferenças já são enormes. O cérebro do animal doméstico é, em média, 20% menor que o de seu ancestral. Talvez para sobreviver entre os homens eles não necessitem da astúcia de um lobo silvestre. De acordo com Alexandra Horowitz, a ideia de que o dono precisa mostrar que é uma espécie de macho alfa não faz sentido. Os cães também não formam matilhas. Não existe entre eles um macho dominante como há entre os lobos. Talvez o cão veja no homem um companheiro, e não necessariamente um chefe. O animal domesticado se tornou especialista nas reações humanas. Ele percebe o sentido pela entonação da voz e é capaz de diferenciar o elogio da reprimenda. Da mesma forma, ele olha para o rosto humano em busca de informações, orientações e segurança. No final, é mesmo o melhor amigo do homem.
Com reportagem de Laura Ming
Se eu morrer antes de você, faça-me um favor. Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado. Se não quiser chorar, não chore. Se não conseguir chorar, não se preocupe. Se tiver vontade de rir, ria.
Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão. Se me elogiarem demais, corrija o exagero. Se me criticarem demais, defenda-me. Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam. Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo.
Se falarem mais de mim do que de Jesus Cristo, chame a atenção deles. Se sentir saudade e quiser falar comigo, fale com Jesus e eu ouvirei. Espero estar com Ele o suficiente para continuar sendo útil a você, lá onde estiver. E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase : 'Foi meu amigo, acreditou em mim e me quis mais perto de Deus!' Aí, então derrame uma lágrima. Eu não estarei presente para enxuga-la, mas não faz mal.
Outros amigos farão isso no meu lugar. E, vendo-me bem substituído, irei cuidar de minha nova tarefa no céu. Mas, de vez em quando, dê uma espiadinha na direção de Deus. Você não me verá, mas eu ficaria muito feliz vendo você olhar para Ele.
E, quando chegar a sua vez de ir para o Pai, aí, sem nenhum véu a separar a gente, vamos viver, em Deus, a amizade que aqui nos preparou para Ele. Você acredita nessas coisas ? Sim??? Então ore para que nós dois vivamos como quem sabe que vai morrer um dia, e que morramos como quem soube viver direito.
Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo. Eu não vou estranhar o céu . . . Sabe porque ? Porque... Ser seu amigo já é um pedaço dele !
Vinícius de Moraes - hoje estaria fazendo 97 anos, saravá poetinha!O livro Eco Chic, da escritora inglesa Matilda Lee, mostra como aliar moda e consumo com ecologia. E sim, isso é possivel. A autora já começa pelo slogan: “Escolher bem, comprar menos e cuidar mais”.
Matilda parte do cálculo que uma camisa, durante sua vida útil, lavada a 60º C, secada em máquina e passada a ferro libera 4 quilos de dióxido de carbono na atmosfera. Para amenizar isso, basta que a peça seja lavada com água fria, seca naturalmente e que só seja passada o mínimo necessário.
Além disso, outros cuidados, como evitar comprar de países distantes (o que evita emissão de poluentes para transporte) ou de lugares em que as condições de trabalho ainda não são justas e adequadas, fazem com que o consumo seja consciente.
É importante também aumentar a vida útil das peças. Comprar e vender em brechós ou doar as roupas que não são mais usadas fazem com que os produtos renovem sua utilidade.